quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sobre dores e sofrimentos.


Ás vezes nós sofremos. Sofremos muito por qualquer coisa, seja a última bolacha do pacote que caiu, ou porque a pessoa que você mais ama te magoou.

Achamos que vamos ser condenados pra sempre por alguma mentira que dissemos, e então sofremos. Achamos que fomos os únicos do mundo a cometer algo ruim, e sofremos mais ainda. Achamos que vamos viver pra sempre sozinhos, que ninguém se importa conosco, que nunca acharemos alguém pra compartilhar sorrisos e abraços e balas, e então sofremos.

Mas em meio a tanto sofrimento, nos esquecemos de parar um pouco e ver o que está diante dos nossos olhos.

Tantas pessoas vividas a nossa volta sofreram, erraram, pecaram, tanto quanto nós ou até mesmo mais que nós, e estão aí, sorridentes e saltitantes, sendo alegremente felizes? Quantos perdões já foram dados? Quantos traumas já foram superados? Quantas mágoas já foram esquecidas?

No instante em que a causa de todo o sofrimento acontece, tudo pareça mais intenso, mais grave, mais imperdoável, inesquecível e incurável. Mas depois, percebemos que, tudo aquilo, nem tem a importância que parece ter. Quantas pessoas no mundo passaram ou passarão pelo que passou?

Talvez seja algo simples, que por adrenalina momentânea, força da emoção, ou qualquer outra coisa, pareça algo bem mais grave. Talvez todo mundo vá passar por isso ou já passou. Talvez hoje todos estão de cara feia pra você, mas amanhã estarão sorrindo e te abraçando. Talvez seja algo simples, mas forte, que pode causar uma dor, mesmo que já tenha acontecido com milhares de pessoas ou mesmo  que seja algo normal e cotidiano. Como dizem, cada acontecimento é único, mesmo que seja igual, não volta, mesmo que já tenha doído, dói de novo, mas pra toda dor há um remédio, ou um fim.

                Não tratamos uma gripe qualquer, como uma doença crônica, sabemos que vai passar rápido, e nem nos preocupamos. É como nossas dores, ás vezes pensamos que elas são doenças crônicas que nunca vão passar, mas na verdade, são apenas uma gripe.

Portanto, não sofra tanto assim, lembre que somos jovens e não sabemos identificar se um problema é tão grave como parece, aí sofremos sem precisar, e só quando estivermos velhos vamos poder dar risadas lembrando de como sofremos com toda aquela besteira. Então não se preocupe.  Perdoe, esqueça, viva, porque mais cedo ou mais tarde, tudo isso vai ser mesmo grande besteira.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza.
    Nos preocupamos demais com coisas sem valor nenhum e esquecemos de nos preocupar com coisas valiosas como a amizade. Perdemos uma amizade e só depois percebemos que foi uma grande bobeira.
    P.S. Amei a comparação.

    ResponderExcluir
  3. Gab, muito obrigada flor!
    Agente se condena demais ás vezes também, e há pessoas que condenam agente também, que até mesmo já fizeram o mesmo. Acho que não devemos nos preocupar tanto com tudo. :S

    ResponderExcluir
  4. É verdade.
    As pessoas julgam.
    Elas se preocupam tanto com a vida alheia e esquecem de olhar para si mesmos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...